Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



20/11/2017
10 dicas para poupar água

Rios a secar, albufeiras vazias, todo o país em situação de seca. A falta de água em Portugal é grave.

Vamos começar a poupar água antes que esta deixe de correr nas torneiras!?

 

 

A escassez de água nas barragens é preocupante, havendo até algumas centrais hidroeléctricas que já não estão a funcionar por causa do baixo nível de águias de alguns rios e albufeiras.

Depois temos dados divulgados pela ERSAR que revelam que quase metade da água tratada (potável) para uso humano acaba por ser utilizada para fins menos nobres, como a rega ou lavagem de ruas e carros.

Dos dados de 2016 a água total consumida corresponde a cerca de 201 l/habitante, por dia. Mas a quantidade de água consumida e facturada para uso doméstico, pelas entidades gestoras representa 124 l/por dia.

O resto da água tratada (cerca de 40%) é facturada a outras entidades, que não domésticas ou famílias, como as industrias, os serviços, as autarquias e inclui os recursos usadas para regas, piscinas e lavagem de ruas ou viaturas?!...

Outro dos problemas registado na gestão de água é o elevado nível de desperdício, por perdas nas redes de distribuição que a nível nacional ainda ronda os 30% e que resultam sobretudo de rupturas que são reflexo da falta de investimento na renovação, conservação das infraestruturas de abastecimento.

Vamos começar a poupar água antes que esta deixe de correr nas torneiras!

10 dicas para poupar água

 

 

Fonte: ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos


outras notícias