Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



22/01/2017
Energia Reactiva

 

Ano novo, vida nova! Avizinha-se o início de um novo ano e com ele o agravamento de custos dos bens essenciais tais como os aumentos da energia eléctrica.

Em época de inventários e balanços, permitam-nos questionar se a factura da sua empresa apresenta penalizações por Energia Reactiva, fornecida ou consumida à rede?

 

O QUE É A ENERGIA REACTIVA?

A energia reactiva é uma componente que surge na sua factura eléctrica devido à produção de fluxos magnéticos indispensáveis ao funcionamento de diversos equipamentos motorizados, ou mesmo iluminação.

A energia reactiva consumida ou fornecida poderá ter um peso significativo na sua factura de energia eléctrica, sendo por isso apontada como um dos principais objectivos na possível implementação de medidas de eficiência energética, resultante da facilidade e simplicidade da implementação desta medida, e fundamentalmente pela rentabilidade no retorno do investimento, na dotação da instalação de uma “Bateria de Condensadores”.

 

 

QUEM PAGA ENERGIA REACTIVA?

· Clientes em BTE - Baixa Tensão Especial - com uma potência contratada superior a 41,4 kVA. Os contratos de BTE aplicam-se aos serviços, comércio e indústria em geral.

Nestas instalações, e sempre que possível, é recomendável a realização de um Energy Check, para verificação do factor de potencia e da qualidade de energia da instalação, em complemento à análise realizada à facturação pelo fornecedor de energia.
O possível recurso à instalação de uma bateria de condensadores (a analisar, e seleccionar) elimina as penalizações resultantes do consumo de energia reactiva.

· Clientes em MT - Média Tensão - com existência de um posto de transformação. Os contratos de MT aplicam-se normalmente a indústrias, mas também aos serviços como escritórios, hotelaria, hospitais e clínicas.

- Diagnóstico de suas necessidades pela análise ao histórico de facturação/consumos energéticos de sua instalação (preferencialmente no ultimo ano).
- Visita à instalação para realização de um Energy Check, para verificação do factor de potência real e qualidade de energia.
- Apresentação de uma proposta de uma solução integral tipo “chave-na-mão”, ou outras à sua medida, e análise técnico-económica.
- Garantia de satisfação total (anulação dos consumos de energia reactiva).
- Possibilidade de apresentação de contratos de manutenção à bateria de condensadores durante e após período e garantia.

 

O QUE DEVE FAZER?

Verifique se na sua factura existem parcelas respeitantes à energia reactiva. Caso estas parcelas não estejam anuladas, entre em contacto connosco.

       ●   Se existem estas podem ser eliminadas!

       ●   Pela dotação da instalação de uma unidade de correcção do factor de potência (vulgo bateria de condensadores). A dimensionar, fornecer e instalar por uma empresa credenciada e especializada. Recomenda-se!

       ●  Se a vossa instalação já está dotada de uma bateria de condensadores e continuam a ser penalizados?!

                            ◽ Convêm que seja analisada a causa deste diferencial:
                                          - Falta de manutenção da bateria?
                                          - Potência insuficiente da bateria?
                                          - Má regulação da bateria?

  • Uma vez mais, sugere-se o recurso a empresas especializadas para avaliação das condições supra enumeradas e a sua afinação.

A BG2e tem a solução! Analisamos, medimos, e dimensionamos de forma gratuita e sem qualquer compromisso.


outras notícias