Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



24/08/2017
Seis factos sobre assaltos e segurança em casas inteligentes.

 

Segurança Intrusão Domótica Factos #1: 30% dos assaltantes entram através de uma porta ou janela mal fechada.

Cada casa pode ser cenário de um crime. Especialmente quando hajam portas e janelas desbloqueadas, como sinal de boas-vindas para assaltantes. Mas há mais factores, para além de janelas abertas, que atraem os ladrões na definição do seu próximo alvo:

  • Oportunidade de sorte: janelas em bandeira, portas desbloqueadas, facilidade de encontrar ajuda na escalada, como uma escada
  • "Local de trabalho seguro": grandes cercas, árvores de densa vegetação ou arbustos, o camuflado ideal para os ladrões.
  • A ausência dos proprietários da casa: Nenhum carro na entrada, tocando a campainha, chamando o intercomunicador, sem resposta.
  • Roubo gratificante: objetos de valor visíveis, como joias, aparelhagens, e dinheiro
  • Pistas descuidadas: partilha de fotos das férias, nas redes sociais

Dica: Verifique sempre portas, ou janelas desbloqueadas / abertas. Com um alarme de segurança integrado na domótica de sua casa, poderá ter acesso ao estado de qualquer porta ou janela, ao sair de casa.

Segurança Intrusão Domótica Factos #2: A combinação de luzes ligadas e persianas fechadas pode ser o indicador de um local atraente.

A maioria dos proprietários tenta proteger sua casa deixando algumas luzes ligadas durante o período de férias. Além disso, é usual baixarem os estores, e persianas, numa tentativa de dissuadir olhares curiosos. O problema aqui é que os assaltantes estão na procura de casas com estes sinais óbvios de casa desocupada, para férias. Isso indica que ninguém está em casa, pois os estores e a iluminação não sofreram qualquer alteração nas últimas horas ou dias - um sinal claro de uma casa livre.

Dica: a iluminação de uma casa deve ligar e desligar, tal como se a casa estivesse ocupada (simulação de presença). O mesmo para os estores e persianas. Um sistema de alarme integrado na domótica da casa oferece-lhe todas estas potencialidades, como forma de dissuasão de potenciais “amigos do alheio”.

Segurança Intrusão Domótica Factos #3: Os assaltos ocorrem predominantemente entre as 10 h e as 15 h.

A maioria dos assaltos não são durante a noite - a maioria ocorre em pleno dia. Os ladrões querem evitar o confronto com os proprietários de casas, portanto, eles perpetuam o assalto nas horas em que a maioria dos possíveis ocupantes possam estar fora, no trabalho ou na escola.

Dica: sua casa precisa estar segura 24/7. Ao usar um sistema de alarme de intrusão integrado na domótica, o possível ladrão será assustado pelo um alto som da sirene do alarme, as luzes intermitentes e persianas que fecham. Você receberá uma chamada no seu telefone informando sobre uma intrusão em progresso. A maioria dos ladrões assegura que deixam qualquer casa imediatamente se o alarme de intrusão for desligado.

Segurança Intrusão Domótica Factos #4: Os ladrões visitam primeiro o quarto principal.

Acredite ou não, 34% dos assaltantes entram na casa através da porta da frente - não importa se ela está trancada, ou é arrombada. Uma vez dentro, os ladrões dirigem-se directamente para o quarto principal, na procura de itens valiosos, como joias, dinheiro ou armas. Eles procuram sob colchões, nos armários, nas mesinhas de cabeceira, numa busca implacável de objetos de valor.

Segurança Intrusão Domótica Factos #5: Em 3 de cada 10 assaltos, alguém está em casa.

De acordo com estudos Europeus, comprovam que durante 28% dos assaltos, alguém está em casa. E que 7% dessas vítimas sofreram algum tipo de crime violento.

Dica: armar (activar) o seu sistema de intrusão doméstica, mesmo quando vai para a cama. Desta forma, sua casa e sua família estarão seguras e você será notificado sempre que houver um incidente. Pode ainda configurar um interruptor como um botão de pânico. Ao pressioná-lo, as luzes começam a piscar, o alarme soa, as persianas abrem e uma chamada telefónica de emergência é feita para um número predefinido.

Segurança Intrusão Domótica Factos #6: Ladrões odeiam casas inteligentes com sistemas de alarme.

60% dos assaltantes evitam casas que possuam um sistema de segurança instalado – tal como o sistema de intrusão integrado em domótica. Para a instalação de um alarme de segurança, há por vezes a necessidade de aquisição de novos produtos técnicos, específicos para esse fim. Nos sistemas segurança a integrar em instalações com KNX, tudo é diferente. Dado ser possível integrar os sensores existentes noutras funções de comando da casa. Os sensores de movimento, os contactos de porta e/ou janela aberta, sensores quebra vidro, são parte integrante da instalação á qual podem ser atribuídas outras funcionalidades (comando da climatização, iluminação, estores).

 

 


outras notícias