Precisa de ajuda?
Nós entramos em contacto consigo.



08/08/2017
Um novo sistema de climatização, eficiente, para o futuro?!...

O arquitecto italiano Carlo Ratti propõe-se substituir os tradicionais sistemas de climatização (AVAC), por sistemas personalizados a diferentes ocupantes, fins e edifícios.

 

 

Os ocupantes de um dado espaço poderão já, ajustar a sua temperatura desejada, por intermédio de uma aplicação no smartphone. As unidades de ventilação localizadas no tecto falso serão activadas pela suas presenças, criando assim como que um “bolha térmica” que os seguirá por todo o edifício.

 

 

O sistema “Office 3.0” foi projectado para um edifício de serviços/escritórios em Turim – Itália, recorrendo a sensores de movimento para monitorizar os ocupantes e instruir o sistema de climatização de acordo com as indicações por eles fixadas, e reproduzindo essas especificações ambientais, por todos os espaços no edifício, por onde circulem.

Assim como permite a definição de critérios individuais, personalizados em termos de temperatura de conforto a cada utilizador, e desta forma é espectável que um sistema deste possa assegurar uma redução drástica de consumos de energia, pois não estará a ser despendida energia na climatização de espaços vazios, ou não ocupados, no edifício.

“Pela sincronização entre o consumo de energia na climatização, e a ocupação humana dentro dos edifícios, nós poderemos criar uma arquitectura mais sustentável e responsiva – reduzindo teoricamente o consumo de energia até 40%”

O conceito foi desenvolvido e implementado em anteriores projectos assinados por Carlo Ratti, tal como a instalação “Cloud Cast” em 2015, no Dubai, que pelo recurso a tecnologia de seguimento de movimentos (por séries de cilindros, montados no tecto e controlados por sensores de movimento ultra-sónicos, detectavam as pessoas na sua passagem) por forma a direcionarem as nuvens de vapor de água às pessoas, refrescando-as.

 

 


outras notícias